5 passos para orar estrategicamente por nossos filhos! 

Recentemente ouvi uma afirmação que dizia que não devemos orar por nossos filhos de maneira desesperada ainda que a situação seja desesperadora, nossa posição diante de Deus, nosso Pai, sempre deverá ser de descanso e plena confiança! “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16). É claro que na prática é muito mais difícil viver essa realidade, pois entrar no descanso do Senhor é uma prática contínua que requer grande esforço, ao praticá-la estamos dizendo: Senhor eu não tenho o controle sobre essa situação, por isso reconheço que nada posso fazer e o único que me resta é confiar plenamente em Deus Pai. Porém quando se trata de nossos filhos temos a tendência de nos desesperar com mais frequência, talvez devido ao fato de estarmos acostumados a ser autoridades sobre a vida deles, mas esquecemos que tal autoridade foi dada pelo Senhor, que tem toda a autoridade acima de nós, e confiar em sua autoridade e descansando nela certamente colheremos frutos de alegria. Separei abaixo 5 passos para orar estrategicamente por nossos filhos, é claro que não é uma fórmula, você pode e deve adaptar, acrescentar ou não mais passos. O Espírito Santo tem me ensinado dessa forma e tem sido maravilhoso ver o seu agir em meu entorno, na minha casa e na vida dos meus filhos, por isso não poderia deixar de compartilhar com você a mesma bênção! 

  1. Não se desespere! Não permita que a sua mente o engane e suas emoções governe seu posicionamento espiritual. Deus absolutamente não perdeu e jamais perderá o controle sobre seus filhos. “Entregue seu caminho ao Senhor., confie nele, e ele agirá” (Salmo 37:5). Entre no descanso dele! 
  1. Seja assertivo em suas orações. Chame a existência exatamente aquilo que você como pai e mãe deseja para os seus filhos. Aprenda a orar não pedindo, mas declarando a verdade do céu sobre a vida de seus filhos! “Digo a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu” (Mateus 18:18).  
  1. Ore pelas dificuldades de seus filhos de forma estratégica, clamando a Deus por libertação como também para que ele transforme toda maldição em benção. As vezes uma dificuldade, uma falha, uma deficiência podem se tornar uma estratégia de Deus na vida de seu filho e em seu chamado. As falhas e dificuldades não impediram Abraão, nem Moisés por exemplo de cumprirem seu chamado, tampouco as falhas e dificuldades não impediram Davi de ser um homem segundo o coração de Deus. Deus é especialista em transformar nossas falhas em potenciais para a sua glória! Vou dar um exemplo prático mostrando como faço com um dos meus filhos: O Bento de 7 anos tem algumas dificuldades sensoriais, segundo os estudos científicos isso acontece porque algumas crianças apresentam essa dificuldade neurofisiológica na qual a entrada sensorial do ambiente ou do próprio corpo é mal detectada ou mal interpretada, então ela pode resistir a abraços ou toques repentinos, apresentar dificuldades em controlar suas emoções, problemas de comportamento, e etc. O Bento além desses tem uma resistência a sons mais altos do que de costume, desde bebê ele sempre coloca as mãozinhas nos ouvidos quando está num lugar barulhento, e fica bem incomodado até sair. Eu como mãe percebendo essa dificuldade, que também acontece em nossas reuniões de louvor em nossa comunidade, comecei a orar estrategicamente para que ele começasse a ouvir o som do céu, e passei a orar para que o Pai tocasse em seus ouvidos fazendo-o ouvir o som de sua voz, calando todos os outros sons e trazendo paz e descanso em sua mente. Tem melhorado muito! 
  1.  Ore também pelas qualidades de seus filhos. Analise quais são elas, quais são perceptíveis aos seus olhos, e ore para que elas sejam expostas ao poder de Deus. Ore para que Deus as fortaleça e trabalhe nelas de forma estratégica. Ore pedindo ao Senhor que dê a você as ferramentas necessárias para potencializar as qualidades identificadas, e sempre declare abertamente aos seus filhos as suas qualidades e como Deus que as deu, deseja trabalhar nelas. Mais um exemplo prático de como trabalho isso com meus filhos: eu e Thiago sempre tivemos a percepção de orar ainda no ventre por nossos filhos, e sempre que orávamos pelo Bento o Espírito Santo nos levava a orar por nobreza, declaramos diversas vezes que ele seria um homem nobre, e uma das características da nobreza é a justiça, ou seja, a qualidade de ser justo diante das situações. Vemos isso acontecer constantemente no dia a dia dele, ele não suporta injustiça com seus amiguinhos por exemplo, não exclui as pessoas como algumas crianças fazem naturalmente, pelo contrário, ele até repreende quando algum amigo faz isso. Então sempre oramos para que Deus trabalhe na vida dele, transformando essa incrível característica em um dom para sua glória! 
  1. Para o quinto e último passo desse estudo meu conselho é, ore por você, para que o Espírito Santo trabalhe na sua vida como pai e mãe, te ensinando ao longo do processo. Ore especificamente por sabedoria e discernimento, é muito importante ouvir a Deus em momentos específicos para aconselhar e instruir nossos filhos. Não importa quantos filhos você tenha, ou quantos anos de maternidade ou paternidade você já viveu, nem mesmo importa o tempo e o nível de relacionamento que você tenha com Deus, sempre, sempre mesmo você precisará da instrução do Espírito Santo para criar seus filhos. Existem questões que os afligem que não são perceptíveis aos nossos olhos, carecemos da misericórdia do Senhor para que abra os olhos de nosso entendimento afim de ajudarmos nossos filhos à luz da Palavra de Deus. 

Minha oração para a sua vida pai e mãe é, que o Espírito Santo trabalhe em sua vida e te dê todo o ensinamento necessário no processo de criação de seus filhos. Em tempos tão difíceis necessitamos desesperadamente da instrução do Senhor, ainda que nos menores detalhes Deus se preocupa em nos instruir. Deus te abençoe! 

Descubra o segredo para uma família cristã feliz. Baixe agora o nosso eBook exclusivo: ‘O Manual Prático da Família Cristã: A Casa Continua’. https://livro.acasacontinua.com/ Transforme sua vida familiar hoje mesmo!

Mariana Costa.

2 comentários em “5 passos para orar estrategicamente por nossos filhos! ”

  1. Altamir JORGE SOARES de CARVALHO

    Maravilha de conselhos ,dentro dos 5 passos de oracao estratégicas ,Deus tem instruído essa familia como base de uma casa contínua em seus ensinamentos e poder ,temos aprendido muito com essa familia bendita de Deus .sobre a casa continua!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *