Construindo Laços de Cumplicidade: Fortaleça sua Família

Depois de alguns anos de casado com a minha mulher, algumas pessoas costumavam dizer-me uma frase que realmente começou a incomodar-me “Que sorte tiveram”. E a verdade me incomodava porque eu sabia que como casal tínhamos que pagar um preço alto de sacrifícios para ter a relação que tínhamos. Nossa felicidade não era só “Sorte”, na realidade era também uma colheita, um fruto de um trabalho contínuo que inclusive hoje depois de quase 23 anos de matrimônio seguimos investindo alegremente em nós como lar.

A vida de casal sempre será um desafio, mas a cada dia fica mais difícil encontrar aqueles que estão dispostos a pagar esse preço para manter sua unidade. Uma das características que temos como seres humanos que dificulta isto mais é a nossa intuitiva tendência ao egoísmo. Pode ver que não é comum encontrar uma criança a quem não seja necessário ensinar a compartilhar, a tendência natural é a de monopolizar e sentir que tudo se trata de nós. Esta luta de compartilhar continuará conosco por toda a vida.
Também é verdade que em qualquer relação deve haver uma reciprocidade correcta, não se trata apenas de dar e dar, mas também de aprender a receber correctamente. Aprender que está bem confiar e depender do outro. Em especial dentro da família. É necessário descobrir o equilíbrio saudável entre nos despojar e valorizar, pois todo extremo na vida é nocivo. Mas isso não é gratuito, é o resultado de um preço que você paga de tempo e comunicação, e para estar disposto a investir esses recursos valiosos, devemos às vezes nos despojar de nosso orgulho, outras vezes de nosso senso de frustração ou impotência que causa o medo.

“Por isso, Deixa o Homem pai e Mãe e se une à sua Mulher, tornando-se os dois uma carne.” – Gênesis 2:24

Neste texto Bíblico vemos duas ações concretas nas quais todo casal precisa ser INTENCIONAL. Novamente, isto será caro, mas VALE A PENA os sacrifícios, pois a recompensa é verdadeiramente extraordinária. Estas ações são:

DEIXE os padrões prejudiciais que você aprendeu com seus pais, ou mesmo com a ausência deles. Os padrões positivos devem ser mantidos como uma tradição familiar saudável.

JUNTE-SE ao seu parceiro, pois juntos começará a construção de uma nova família.

Hoje quero lhe dar algumas dicas práticas para melhorar seus esforços para “JUNTAR-SE” ao seu cônjuge:

  1. Tempo: Hoje em dia se popularizou a ideia de que tempo de qualidade é melhor do que tempo de quantidade, mas se você sabe como funcionam os relacionamentos de sucesso saberá que não é assim, para poder desfrutar de um tempo de qualidade também é necessário. investir uma certa quantia. Você deve ser intencional ao estabelecer, manter e respeitar os momentos que investirá em sua família. Eles devem ser uma prioridade para você, caso contrário as rotinas e correrias da vida ocuparão todo o seu espaço e o que você terá para quem mais deveria importar na sua vida serão apenas sobras.
  2. Amizade: Por algum motivo estranho depois de nos casarmos dentro do nosso subconsciente deixamos de ser amigos e cúmplices do nosso cônjuge e nos tornamos juízes! Isso é terrível para o relacionamento. Se você decidir conscientemente continuar vendo seu parceiro como seu melhor amigo, ainda mais como seu cúmplice, começará a perceber quantas pressões da vida de casal começarão a desaparecer imediatamente. Isso acontece porque normalmente com nossos amigos temos uma margem maior de paciência, tolerância, e estamos dispostos a dar-lhes o “Benefício da dúvida”, ou seja, evitamos assumir o pior diante de qualquer divergência ou desentendimento. A verdade é que agora são vocês dois e seus filhos contra o mundo inteiro! As circunstâncias e os desafios da vida tentarão esmagá-lo e se a pessoa mais próxima de você não for seu cúmplice, mas sim seu juiz, a vida será mais difícil do que já é por si só. Vale a pena lutar contra o nosso impulso inconsciente de pré-julgar o nosso parceiro.

Existem mais práticas como essas que podem nos ajudar muito a nos unirmos de forma eficaz e cheia de graça com nosso parceiro, mas quero deixar essas duas para você por enquanto. Invista neles por alguns meses e você começará a notar uma grande diferença!

Queremos ajudar sua família a experimentar os benefícios transformadores de uma Comunidade Online Cristã. Ao se juntar a nós, você terá acesso a estudos bíblicos envolventes, programas para todas as idades e um ambiente amoroso de apoio mútuo. Acreditamos que fortalecer sua fé e valores cristãos enriquecerá sua vida familiar. Junte-se a nós agora e comece a jornada para uma família mais forte e conectada em Cristo. Clique Aqui!

Pr. Tato Alvarez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *